segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Como Água Para Chocolate


Nome: Como Água Para Chocolate
Autora: Laura Esquivel
Gênero: Romance
Encadernação: Brochura - 205 páginas

Enorme sucesso editorial, toda a trama deste romance surpreendente e admirável, roda em torno da cozinha de um certo número de elementos culinários. Cada capítulo abre com uma receita fora do comum, a pretexto e em volta da qual não apenas se juntam os comensais, mas também se "cozem" e "temperam" amores e desamores, risos e prantos, e se celebra o triunfo da alegria e da vida sobre a tristeza e a morte.
Através dos amores proibidos de Tita e Pedro, Laura Esquivel retrata-nos o México rural dos princípios deste século e tece um hino inesquecível ao prazer dos sentidos e à liberdade criativa da mulher.
Como Água para Chocolate, é um romance composto por 12 capítulos que correspondem aos 12 meses do ano, embora a história não se passe neste intervalo de tempo: ela começa com o nascimento de Tita de la Garza e acompanha sua vida durante a Revolução Zapatista nas primeiras décadas do século 20 em um rancho próximo da fronteira México-EUA. Cada capítulo começa com uma receita e assim somos transportados para os aromas da cozinha mexicana com algum erotismo.
É neste ambiente de aromas, que Tita nos revela a sua vida, o seu amor por Pedro e o seu triste destino. Pois sendo a filha mais nova, tem de abdicar do seu amor por Pedro, para cuidar da mãe viúva.
Um romance de leitura fluida, uma linguagem simples com episódios que nos divertem. Uma história ótima para ler numa tarde de Verão.
Adaptado para o cinema tornou-se bestseller em 20 países, parecendo-se com um conto de fadas, repleto de fantasia, onde amor e ódio, abnegação e egoísmo, poesia e praticidade, se compõem numa obra-prima que conquistou o prêmio de melhor filme no Festival de Gramado de 1993 e concedeu a Lumi Cavazos e Claudette Maillé o prêmio de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário