quinta-feira, 5 de março de 2009

Cidade de Deus


Nome: Cidade de Deus
Autor: Paulo Lins
Gênero: Romance
Encadernação: Brochura - 408 Páginas

Romance de estréia de Paulo Lins, saudado pela crítica como uma das maiores obras da literatura brasileira contemporânea, o livro acompanha as transformações sociais por que passou o bairro carioca de Cidade de Deus — modelo do que aconteceu em todo o país. Quando, nos anos 90, o tráfico de drogas substitui a pequena criminalidade da década de 60, a violência se impõe e a guerra começa. Para redefinir a situação do lugar onde cresceu, Lins usa o termo “neofavela”, em oposição à favela tradicional, aquela das rodas de samba e da malandragem romântica.
"Cidade de Deus" é baseado em fatos reais. Grande parte do material utilizado para escrevê-lo foi coletada durante os oito anos (entre 1986 e 1993) em que o autor trabalhou como assessor de pesquisas antropológicas desenvolvidas para os projetos “Crime e criminalidade no Rio de Janeiro” e “Justiça e classes populares” , sob a coordenação de Alba Zaluar.
O filme brasileiro foi lançado em 2002 no Brasil e em 2003 no resto do mundo. O roteiro, escrito por Bráulio Mantovani, foi adaptado do romance epónimo do escritor Paulo Lins, que também ajudou na produção do filme. Foi dirigido por Fernando Meirelles e responsável por alavancar a carreira deste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário