segunda-feira, 27 de abril de 2009

O Príncipe


Nome: O Príncipe (Comentado por Napoleão Bonaparte)
Autor: Nicolau Maquiavel
Gênero: Filosofia
Encadernação: Brochura - 216 Páginas

Por que um livro escrito há quase cinco séculos permanece tão atual? As questões centrais de O Príncipe são as mesmas de qualquer obra de ciência política da atualidade: a conquista, manutenção e preservação do poder. E os desdobramentos dessas questões também estão na ordem do dia: como obter alianças, acordos e negociações, as relações entre governo e povo, a formação de um Estado, as políticas interna e externa, a corrupção e o favorecimento. A obra, elaborada a partir de, um enfoque realista e humanista, disseca o Estado, a ação política e seu agente - o político - expondo-os cruamente, mostrando-os mais como são do que como deveriam ser.
"O Príncipe", de Niccolò Machiavelli, é um clássico do pensamento político. Foi escrito em 1513. Nessa época, o escritor e conselheiro florentino Machiavelli (1469-1527) foi preso e torturado sob acusação de conspirar contra o cardeal Giovanni de Medici, mas logo recebeu anistia do papa Leão X. O fato é que a inatividade lhe deu chance de refletir sobre o que aprendera até então. O tratado "O Príncipe" surgiu desse período de ostracismo político. Machiavelli resolveu escrever um manual do bem-governar e dedicá-lo a Lorenzo de Medici. O livro caiu também no gosto dos Medicis, e Machiavelli voltou a gozar dos benefícios da família que governava Florença. Para muitos, trata-se de uma defesa da falta de ética na política. Para outros, de um manifesto do humanismo. Ainda há os que tratem Machiavelli como um cientista. O historiador Isaiah Berlin, em ensaio que acompanha o volume, discute a originalidade do pensamento de Machiavelli. Boa introdução para a rajada de conselhos úteis para quem quer subir e se manter no poder.

Reencontros


Nome: Reencontros
Autora: Linda Howard
Gênero: Romance
Encadernação: Brochura - 364 Páginas

Em uma manhã ensolarada no México, Milla Edge vê sua maior paixão desaparecer num piscar de olhos: seu bebê recém-nascido é literalmente arrancado de seus braços, num rapto violento e inexplicável. Carregando a angústia de não saber o paradeiro de seu filho, Milla funda uma organização especializada em encontrar crianças desaparecidas.
Dez anos mais tarde, apesar de ter ajudado várias famílias desesperadas, ela continua sem ter qualquer pista sobre o crime que a marcou profundamente. Desde então, sua vida pessoal desmoronou e sua sanidade por pouco não foi afetada. Mas as coisas começam a mudar de figura quando Milla recebe um telefonema anônimo... A partir de então, a cada passo ela parece estar mais perto de seu filho ? e também mais próxima da morte. Reencontros, um thriller hipnotizante de Linda Howard, é uma história para mexer com os nervos e com o coração.
Ao viajar para uma pequena cidade do México, seguindo uma pista aparentemente segura, Milla começa a descobrir o terrível destino de inúmeras crianças desaparecidas nos últimos dez anos, devido à atuação de uma quadrilha especializada no contrabando de bebês. A chave para desmantelar a gangue pode estar nas mãos de um arredio homem de um olho só. Para encontrá-lo, Milla une forças com James Díaz, um caçador misterioso que, ao mesmo tempo em que é especialista em localizar pessoas desaparecidas, parece estar envolvido em uma série de crimes... Nessa busca desesperada, Milla se vê numa intriga que envolve um esquema muito maior e bem mais perigoso do que poderia imaginar, chegando aos mais altos escalões de poder e influência. Em meio à tensão, no entanto, Milla redescobre o amor e vê sua esperança renascer. Em Reencontros, a celebrada Linda Howard mostra ao público seu maior talento: a capacidade de criar fortes emoções a cada página.