quarta-feira, 18 de março de 2009

Sua Resposta Vale Um Bilhão


Nome: Sua Resposta Vale Um Bilhão
Autor: Vikas Swarup - Tradução de Paulo Henriques Britto
Gênero: Romance
Encadernação: Brochura - 344 Páginas

Narrativa à maneira das mil e uma noites, com uma história central em que um personagem conta histórias para outro. O contador de histórias aqui é Ram Mohammad Thomas, um garçom de dezoito anos que ganhou um bilhão de rupias - o maior prêmio de todos os tempos - num programa televisivo de perguntas e respostas. Os organizadores do concurso, inadimplentes, se recusam a pagar o prêmio. Alegam que um garoto inculto como Ram não poderia conhecer as respostas, e o entregam à polícia para que ele seja torturado e confesse a fraude. Salvo por uma advogada, Ram terá de contar a ela a história de sua vida. Cada episódio explica como ele ficou sabendo coisas como o significado da inscrição INRI, que aparece nos crucifixos, e qual a maior condecoração por bravura concedida pelas forças armadas indianas. Unificadas pela presença do protagonista, herói picaresco que sempre acaba se saindo bem, graças a uma combinação de esperteza e sorte, as narrativas são ora cômicas, ora trágicas e apresentam um rico panorama da Índia contemporânea, onde passado e presente, miséria e opulência, religiosidade e comercialismo, ternura e violência se misturam. Romance de estréia do diplomata indiano Vikas Swarup, inspirou o filme "Quem Quer Ser Um Milionário?", vencedor de 8 Oscars em 2009, cujo livro é ainda muito melhor que o filme, segundo a crítica.

terça-feira, 10 de março de 2009

O Estranho Caso de Benjamin Button


Nome: O Estranho Caso de Benjamin Button
Autor: Francis Scott Fitzgerald
Gênero: Literatura Estrangeira
Encadernação: Brochura - 128 Páginas

Escrito em 1922, Fitzgerald partiu de uma observação de Mark Twain - ao ler a biografia do também autor - que afirmava que a melhor parte da vida está em seu início, e a pior parte, já no fim. "Imagine como seria esperar pelos 18 anos, e não pelos 80!", indagava Twain. O autor narra a trajetória reversa da vida de Benjamin, enquanto aproveita para criticar sutilmente as corrupções sociais e hipocrisias morais da Era de Ouro dos Estados Unidos.
Esta é a peculiar saga de um homem que, no ano de 1860, estranhamente "nasceu" com 70 anos e misteriosamente envelheceu ao contrário. Esta fantástica adaptação em quadrinhos ilustra as diversas aventuras de Benjamin Button: ele se apaixona, tem uma família e cria um negócio de sucesso. Em seus últimos anos, ele vai à guerra e depois à Universidade de Harvard. Ao envelhecer, ele fica igual a um bebê recém nascido e volta aos cuidados do berço, por volta do ano de 1930. Este livro de Scott Fitzgerald ganhou as telas do cinema, protagonizado por Brad Pitt e Cate Blanchet, recebendo 13 indicações ao Oscar de 2009.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Cidade de Deus


Nome: Cidade de Deus
Autor: Paulo Lins
Gênero: Romance
Encadernação: Brochura - 408 Páginas

Romance de estréia de Paulo Lins, saudado pela crítica como uma das maiores obras da literatura brasileira contemporânea, o livro acompanha as transformações sociais por que passou o bairro carioca de Cidade de Deus — modelo do que aconteceu em todo o país. Quando, nos anos 90, o tráfico de drogas substitui a pequena criminalidade da década de 60, a violência se impõe e a guerra começa. Para redefinir a situação do lugar onde cresceu, Lins usa o termo “neofavela”, em oposição à favela tradicional, aquela das rodas de samba e da malandragem romântica.
"Cidade de Deus" é baseado em fatos reais. Grande parte do material utilizado para escrevê-lo foi coletada durante os oito anos (entre 1986 e 1993) em que o autor trabalhou como assessor de pesquisas antropológicas desenvolvidas para os projetos “Crime e criminalidade no Rio de Janeiro” e “Justiça e classes populares” , sob a coordenação de Alba Zaluar.
O filme brasileiro foi lançado em 2002 no Brasil e em 2003 no resto do mundo. O roteiro, escrito por Bráulio Mantovani, foi adaptado do romance epónimo do escritor Paulo Lins, que também ajudou na produção do filme. Foi dirigido por Fernando Meirelles e responsável por alavancar a carreira deste.

Ensaio Sobre a Cegueira


Nome: Ensaio Sobre a Cegueira
Autor: José Saramago
Gênero: Literatura Portuguesa
Encadernação: Brochura - 312 Páginas

Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.
O Ensaio Sobre a Cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".
O foco do filme, no entanto, não é desvendar a causa da doença ou sua cura, mas mostrar o desmoronar completo da sociedade que, perde tudo aquilo que considera civilizado.

O Leitor


Nome:
O Leitor
Autor: Bernhard Schlink
Gênero: Romance
Encadernação: Brochura - 240 Páginas

Michael tem somente 15 anos quando conhece Hanna, uma mulher 21 anos mais velha. É o início de uma delicada relação amorosa, marcada por pequenos gestos e rituais. A leitura de clássicos de Tolstói, Dieckens e Goethe precede os encontros. Ao longo de meses, o casal repete essas cerimônias, interrompidas pelo súbito desaparecimento de Hanna. Sete anos depois, Michael, estudante de direito, é convidado a tomar parte em um julgamento contra criminosos do regime nazista. Ele descobre que uma das acusadas é sua antiga amante, o que o lança a um vórtice de culpa e piedade.
O filme estreou no Brasil em fevereiro deste ano, em elogiada adaptação para cinema, do mesmo diretor dos aclamados Billy Elliot e As Horas
- No elenco estão Kate Winslet e Ralph Fiennes
- O filme teve 4 indicações ao Globo de Ouro, inclusive melhor diretor e filme
- O Leitor é o livro alemão mais aclamado desde O Perfume e foi traduzido para mais de 30 idiomas
- Vencedor dos prêmios Welt (Alemanha), Grinzane Carvour (Itália) e o Laure Bataillon (França)

Noites de Tormenta


Nome: Noites de Tormenta
Autor: Nicholas Sparks
Gênero: Romance
Encadernação: Brochura - 176 Páginas

Noites de Tormenta acompanha as vidas de Adrianne Willis e Paul Flanner. Ela, uma mulher de 60 anos que dedicou sua vida aos filhos, netos e ao trabalho, e que ainda acredita em amor como condição essencial para uma vida plena. Ele, um médico conceituado com problemas de relacionamento com o filho.
Ela busca refúgio em Rodanthe, pequena cidade na Carolina do Norte, indo passar um fim de semana na pousada de uma amiga. Ali espera encontrar a tranqüilidade de que precisa desesperadamente para refletir sobre os conflitos que a angustiam: seu marido pediu para voltar para casa e sua filha adolescente critica todas suas decisões.
Pouco depois de sua chegada, ouve-se a previsão de uma grande tempestade, e o Dr. Flanner chega à cidade. Único hóspede da pousada, ele não está atrás de um final de semana de descanso, e sim enfrentando uma crise de consciência.
Agora, com a tempestade se aproximando, eles procuram consolo um no outro e, em um final de semana mágico, iniciam um romance que trará mudanças para ambos, repercutindo pelo resto de suas vidas.
Em sua narrativa com vai e vem entre passado e presente, o livro revelará dúvidas, conflitos, contradições, cicatrizes e dores carregados pelo destino que uniu este casal e o efeito que essa união trouxe para o amadurecimento familiar de ambos os lados.

Fernão Capelo Gaivota


Autor:
Richard Bach
Gênero: Romance
Encadernação: Brochura - 78 Páginas

No fim dos anos 60, após deixar a Força Aérea e arriscar os primeiros passos vacilantes em uma carreira literária, Richard Bach não via grandes perspectivas em seu futuro. Um dia quando pensava sobre a vida, ouviu uma voz misteriosa que começou a contar-lhe a história de uma gaivota que queria voar mais alto e mais rápido. Impressionado com aquela inspiração misteriosa Bach escreveu tudo o que ouviu. Ao final, tinha terminado uma das obras mais populares e importantes das últimas décadas: Fernão Capelo Gaivota, uma aventura emocionante sobre a liberdade, que inspirou e mudou para melhor a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, aparecendo, também nas telas do cinema.
Através da história de Fernão Capelo, Bach transmitiu uma lição positiva de vida que, três décadas depois, continua emocionando leitores de todas as idades e nacionalidades.
Parábola universal, a vida dessa gaivota inspirou atitudes otimistas, que levaram a felicidade a inúmeras pessoas, que, até então, não tinham a coragem necessária para lutar por seus sonhos e ideais.
Uma obra-prima que, a cada dia, conquista mais admiradores, que aprendem novas maneiras de fazer suas vidas valerem mais a pena. Uma história emocionante sobre a liberdade e os prazeres de voar que inspirou milhões de pessoas em todo o mundo.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Operação Valquíria - O Complô Contra Hitler


Nome: Operação Valquíria
Autor: Philipp Freiherr von Boeselager
Gênero: 2ª Guerra Mundial
Encadernação: Brochura - 192 páginas

Em 18 de julho de 1944, Philipp von Boeselager, jovem oficial alemão, liderou 1.200 cavaleiros da Wehrmacht. O objetivo deles, conhecido apenas por Philipp, era retomar a capital alemã e tirar o poder do Reich depois de um atentado contra Hitler. A história deste complô, designado Operação Valquíria, é narrada neste livro pelo último sobrevivente e um dos principais integrantes da conspiração. Em "Operação Valquíria", ele conta seu itinerário sinuoso, notadamente na França e depois na União Soviética, que culminou com o convencimento da necessidade de matar Hitler. O percurso do autor é bastante parecido com o de outros oficiais rebelados: filhos da burguesia ou da aristocracia, que começaram a apoiar lealmente o regime antes de integrarem a resistência. A decisão de entrar para a dissidência foi fruto de longo amadurecimento, e o fato de o complô ter seguido em frente, resultado de circunstâncias fortuitas, como o encontro providencial com o carismático Henning von Tresckow - um dos membros da resistência que pertencia ao centro do Exército - executado em 1944, aos 33 anos.